quarta-feira, 18 de junho de 2014

Whey protein


Whey protein: o suplemento que ajuda a ganhar massa muscular
Ele também pode ser bom para portadores do vírus HIV e melhorar a asma

O Whey Protein ajuda no ganho de massa muscular


Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. São necessários dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de soro do leite de boa qualidade. O Whey Protein também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina.


Também existem as versões do Whey Protein derivadas da proteína da carne, que tem a comercialização proibida no Brasil, e da proteína de arroz, que é indicada para veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. O Whey Protein hidrolisado também pode ser encontrado no mercado, nesta versão o leite passou por um processo de quebra e assim sua digestão é mais fácil, este tipo também é indicado para intolerantes à lactose.


Este suplemento é utilizado para o ganho de massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.


Além disso, estudos apontam que este suplemento proporciona benefícios para os portadores de HIV e pessoas com asma. Outras pesquisas demonstraram que o Whey Protein ajuda a diminuir o colesterol ruim, LDL, controlar os níveis de glicose no sangue e a pressão arterial.
Benefícios comprovados do Whey Protein


Ajuda a ganhar massa muscular: Diversos estudos já comprovaram que o Whey Protein contribui para o aumento de massa muscular. Isto ocorre porque ele possui proteínas de alto valor biológico que ajudam a reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam maiores e mais fortes.


Uma pesquisa publicada no Medicine and Science in Sports Exercise concluiu que tanto a ingestão de Whey Protein quanto de caseína contribui para o desenvolvimento muscular após a pratica de exercícios.


É importante destacar que o suplemento só será um aliado no ganho de massa muscular se a pessoa praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.
Benefícios do Whey Protein em estudo


Melhora a asma: O Whey Protein é benéfico para pessoas com asma porque melhora a imunidade. Um estudo publicado pelo Internacional Journal of Food Sciences and Nutrition concluiu que o Whey Protein ajuda na resposta da citocina que irá agir no mecanismo de liberação da imunoglobina E que é um dos agentes de defesa liberados durante uma crise de asma.


Bom para portadores de HIV: O Whey Protein pode ser um bom suplemento para pessoas portadoras do vírus HIV porque ajuda na preservação da massa magra e ainda contém aminoácidos imunomodulares, como por exemplo, a glutamina, que fortalece o sistema imunológico. É importante conversar com o médico antes do consumo do suplemento.


Previne o câncer: Uma pesquisa feita em animais e publicada pela Curtin University of Technology, de Perth, Austrália, observou que o Whey Protein ajuda a prevenir o câncer. Isso porque ele estimula a imunidade ao aumentar a concentração de glutationa (GSH) substância com forte ação antioxidante.


Controla o colesterol: As pesquisas ainda são controversas sobre se o Whey Protein de fato ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL. Alguns estudos preliminares mostraram que não houve diferença, enquanto outros, inclusive um divulgado no British Journal of Nutrition, concluíram que o suplemento ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL.


O Whey Protein também é bom para quem tem asma


Controla a pressão arterial: Uma pesquisa realizada pela Washintong State University com 71 homens e mulheres descobriu que o consumo de Whey Protein ajuda a controlar a pressão arterial. Contudo, ainda são necessários mais pesquisas para concluir se o suplemento realmente é capaz de reduzir o problema.


Controla a glicose: Uma pesquisa publicada no The British Journal of Nutrition observou que o consumo de Whey Protein ajuda a controlar os níveis de glicose em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Porém, mais estudos ainda são necessários para comprovar este benefício.
Como consumir


No caso de pessoas que praticam atividades físicas, o Whey Protein deve ser ingerido após os treinos. Não é necessário consumi-lo em dias que não irá treinar. O Whey Protein não deve substituir uma refeição principal, em alguns casos ele até pode ser consumido no lugar de um lanche, mas é bom que tenha a adição de fibras, como linhaça e chia. O Whey Protein deve ser ingerido com água.
Quantidade recomendada


A quantidade de Whey Protein que deve ser ingerida diariamente varia de acordo com a necessidade de cada um e tratamento está fazendo. No caso de pessoas saudáveis a orientação varia entre 25 e 50 gramas de acordo com a recomendação individual que o nutricionista ou médico especializado der.
Cuidados ao consumir


Pessoas que ingerem o Whey Protein devem aumentar o consumo de água para não sobrecarregar os rins. Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente para obter os resultados desejados. Este suplemento quando consumido em quantidades corretas não contribui para o acúmulo de gorduras porque não contém açúcares, gordura ou lactose.


É importante adquirir o Whey Protein de uma empresa regulamentada pela ANVISA. As melhores versões deste suplemento são aquelas com 80% a 90% de concentração proteica. Para descobrir esse valor, divida a quantidade de proteína da porção, informada na tabela nutricional pela porção. Por exemplo, 24 gramas de proteína dividido por 30 gramas da porção é igual a 0,8, ou seja, o a concentração proteica é 80%.


O Whey Protein deve ser consumido com água


Pessoas veganas, com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose devem consumir o Whey Protein feito com a proteína do arroz. No caso de quem tem intolerância à lactose o Whey Protein hidrolisado também é uma alternativa.


O suplemento só pode ser ingerido após a orientação de um médico especializado ou de um nutricionista, educadores físicos não são os profissionais mais adequados para prescrever o consumo deste suplemento.
Riscos ao ingerir em excesso


Caso seja ingerido em excesso o Whey Protein pode sobrecarregar os rins. Como os rins eliminam os produtos do metabolismo da proteína (como a ureia, a amônia, os resíduos nitrogenados), seu consumo elevado pode sobrecarregar o órgão, fazendo com que a função renal seja prejudicada progressivamente. Também pode haver sobrecarga do fígado, por ser o órgão responsável pela metabolização de aminoácidos.


O excesso também pode levar ao ganho de peso indesejado, por isso é importante consumir a quantidade adequada de acordo com o peso, idade e quantidade de exercícios diária.
Combinações


Após um treino extenuante, a glutamina pode ser ingerida em combinação com o Whey Protein a fim de ajudar na manutenção e crescimento celular. O BCAA também pode ser consumido porque ajuda na recuperação muscular, redução de fadiga central, melhora da imunidade e diminuição do grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico.


Nada de bocejar durante o treino
Escolha a roupa certa para treinar

Caso o suplemento faça parte de um lanche, ele pode ser combinado a linhaça, chia, aveia ou uma fruta que tenha baixo índice glicêmico.
Interações


Existe a possibilidade do Whey Protein interagir com os seguintes medicamentos: Alendonato, Levodopa, antibióticos quinolonas e tetraciclinas. Por isso, pessoas que utilizam qualquer um desses medicamentos devem consultar o médico antes de consumir o Whey Protein.
Fontes consultadas:


Nutricionista Marcela Sansone, especialista em nutrição Ortomolecular e Esportiva.

Educador físico Rafael Bracca, especialista em nutrição ortomolecular e coordenador técnico da Integralmédica.
Volte a treinar sem bocejar diante de um treino iniciante
Proteja-se contra as lesões
mas também não pegue leve demais


Depois de meses tentando voltar ao treino, a decisão. O problema: seu corpo não agüenta o mesmo ritmo de antes, mas você não tem paciência para retomar os exercícios em intensidade de iniciante. Após um mês sem treinar, o condicionamento já cai , afirma o professor Eduardo Rodrigues, da Triathon Academia. Pela ordem, há diminuição na capacidade cardiovascular, neuromuscular e, finalmente, da flexibilidade .

Para proteger seu corpo de lesões, é preciso pegar leve na intensidade e na carga do treino. Mas isso não significa ausência de desafios. Um personal trainer pode ajudar nesta fase, oferecendo estímulos diferentes a cada aula até que o nível anterior seja retomado e, claro, superado. É um momento em que a alimentação apresenta impacto determinante nos resultados, ajudando a aumentar o rendimento na hora da prática. No caso de exercícios de força muscular, o aluno precisa de uma ingestão maior de carboidratos, para ter mais energia, e de proteínas que garantam a reconstrução do músculo , diz o professor da Triathon.

Na medida do seu pique

O treino de retorno não deve ser muito pesado e nem no nível do que você interrompeu. Com isso, em vez de acostumar o corpo às atividades físicas, você só fica mais vulnerável a lesões (e a mais meses sem treinar, portanto). A intensidade e o volume dos exercícios devem ser calibrados para que seu corpo acostume-se gradualmente a eles, sem exageros.

Para um treino cardiovascular, não existe a necessidade de intervalos durante os dias da semana. Já no caso de um treinamento de força, é preciso intercalar os estímulos para obter resultados é no descanso que o músculo se recupera das microlesões e se fortalece.

E não precisa ficar decepcionado quando receber um treino inferior àquele que estava trazendo resultados. Uma pessoa acostumada a treinar, mas que passou um tempo de folga, avança mais rapidamente do que outra, que nunca treinou. O corpo possui memória muscular, um aluno sedentário leva muito mais tempo para que o corpo se acostume com o esforço , diz Eduardo Rodrigues. Isso não depende de sexo, homens e mulheres recuperam-se igualmente, de acordo com o condicionamento físico trabalhado ao longo da vida .

Não para, não!

Largar as atividades físicas é um problema comum. A agenda lota, os amigos convidam para sair, a preguiça de acordar cedo e muitos ouros motivos contribuem para que os treinos fiquem em último lugar na sua agenda. E nem adianta ficar lendo sobre a importância dos exercícios se você pratica uma modalidade de que não gosta. Nessas condições, tudo vira desculpara o boicote , afirma o professor da Academia Triathon. Para seguir firme com o seu programa, evitando os quilos a mais e o efeito sanfona, a experiência do professor sugere...

1. Escolha uma academia perto de você. O deslocamento, muitas vezes, inviabiliza as atividades;

2. Antes de fazer a matrícula numa academia, veja se ela oferece aulas que combinam com o seu perfil. Você vai ficar com dó de perder aulas de que gosta;
Roupas com tecidos anti-suor e proteção solar fazem você render mais
As peças dão mais conforto e diminuem a sensação de cansaço durante o treino

3. Organize sua alimentação para conseguir resultados mais rapidamente e continuar com motivação

No calor, a disposição para manter o corpo em forma aumenta. O problema é que o suor também vem em proporções maiores e, algumas vezes, pode até comprometer o seu desempenho. Para evitar que isso aconteça, as marcas de moda esportiva oferecem uma série modelos confeccionados em tecidos que favorecem a transpiração e até protegem contra os raios ultravioletas. O melhor de tudo? Sem perder o estilo. Confira abaixo as novidades para a estação e treine com mais conforto.



Acessórios UV Line todos os produtos da marca, incluindo acessórios e vestuário, conta com uma tecnologia especialmente desenvolvida para barrar a ação dos raios ultravioletas. O boné e as luvas têm fator de proteção 50, contra os raios UVA e UVB, evitando 98% da radiação. Feito em poliamida (tecido leve, fresco e de secagem rápida), o boné tem ainda efeito bacteriostático, que ajuda a controlar a proliferação de bactérias e o mau cheiro. As luvas antiderrapantes protegem as mãos contra manchas e envelhecimento. São ideais para dirigir e pedalar.



Tops Track&Field a nova coleção de uma das marcas favoritas dos esportistas traz, em todas as peças, recortes diferenciados, modelagem enxuta e combinação de tecidos de alta performance com texturas distintas. A novidade fica por conta do Power® Soft. Produzido com microfibras de poliamida, proporciona conforto térmico e permeabilidade ao ar. O novo tecido da Track&Field possui um aspecto liso (Power) na parte interna e um acabamento lixado e navalhado na parte externa (Soft), oferecendo melhor performance ao atleta.



Calça Body for sure a calça é confeccionada no tecido Fast, desenvolvido em microfibra de poliamida, que proporciona alta respirabilidade, leveza e conforto térmico. Possui características como toque suave, leveza e efeito não colante ao corpo. Este é um produto easy-care: fácil de lavar e com rápida secagem.

Camisetas Umbro Os furinhos no tecido fazem com que ele seja mais eficiente do que o algodão, regulando a temperatura do corpo. As peças, disponíveis nas versões masculina e feminina, absorvem o suor e têm secagem rápida, diminuindo o desconforto e as assaduras causadas pelo atrito com a roupa úmida.


Camiseta ecológica New Balance com fio 100% reciclado, inédito no país, a camiseta é super leve e biodegradável. Além de ter todos os filamentos de poliéster reciclado, a camiseta tem tecnologia Lightining Dry, que faz o transporte de umidade e, por isso, não fica molhada com o suor. O modelo está disponível nas cores preto, branco e amarelo.


Blusinha Body for sure esta peça é ideal para quem gosta de malhar sem perder o charme. O tecido, de nome eurokaran, é confeccionado com fio poliamida, que confere alta elasticidade, caimento adequado, toque gelado e estrutura firme e encorpada. Sua superfície texturizada tem aspecto semelhante ao do tecido plano, com o diferencial do conforto que a malha proporciona. Sua estrutura firme é perfeita para as peças com corte de alfaiataria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário